segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Equipamentos

Existem três tipos de arco no esporte: o tradicional, o recurvo e o composto. O tradicional é o mais simples, feito de madeira e sem nenhum tipo de auxílio na força imposta pelo arqueiro.
Já o recurvo é o utilizado nas Olimpíadas. Suas principais diferenças para o tradicional são a alça de mira e estabilizadores. Suas lâminas são curvadas, para melhorar o rendimento em tiros de distância maior.
O arco composto, por sua vez, é o mais diferente dos três. Ele conta com um sistema de roldanas que auxiliam no lançamento da flecha. Permite mais conforto na hora do disparo e ainda contém mira telescópica.
As cordas de todos esses arcos são feitas de material sintético. As flechas podem ser de madeira, mas normalmente são constituídas por alumínio e fibra de carbono. Existem também os estabilizadores, que são acessórios de fibra de carbono que servem como contrapeso à força da flecha.
Para o atleta, dois equipamentos de segurança se destacam: a dedeira e o protetor de braço. Ambos são auto-explicativos. O primeiro protege os dedos da mão que segura a flecha e permite que a mesma deslize de maneira suave. Já o segundo protege o antebraço do choque da corda.
O alvo é uma folha de papel demarcada com dez círculos concêntricos enumerados de um a dez, sendo que a pontuação mais alta fica no centro. Cada dois círculos do alvo são marcados por cores: os dois mais centrais são amarelos, os seguintes, vermelhos, azuis, pretos e, finalmente, brancos.

http://esporte.hsw.uol.com.br/pan-tiro-com-arco2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário