segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasileiros que se destacam no tiro com arco



A primeira prova de tiro com arco no Brasil foi realizada em 1955, no Rio de Janeiro, patrocinada pelo Diário de Notícias e pelo Clube do Tiro. O vencedor foi Adolpho Porta, que trouxe de Portugal a modalidade para o país.
Na década de 70 o esporte ganhou projeção internacional e em 1972 o Brasil enviou Renato Joaquim Emílio e Arcy Kempner para a disputa do Campeonato Mundial. Kempner foi a primeira esportista brasileira da modalidade a conseguir um bom resultado ao obter a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 1979. A dupla Emílio e Kempner, aliás, foi a primeira representante brasileira em Olimpíadas. Isso aconteceu em Moscou, no ano de 1980.
Imagem cedida pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco
E as últimas medalhas que o país obteve foram conquistadas justamente no Pan de quatro anos mais tarde. Elas vieram com Renato Emílio e a equipe de Martha Emílio, Cláudia Vasques e Angela Fernandez.
A organização do esporte, no entanto, ganhou contornos mais efetivos em 1991, quando foi criada a Confederação Brasileira de Tiro com Arco. Depois de 16 anos de ausência, felizmente o país voltou a disputar uma Olimpíada - os Jogos Olímpicos de Pequim. O representante brasileiro nos Jogos foi Luiz Gustavo Trainini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário